Monday, January 15, 2018

O feriado nacional pelo dia de Martin Luther King


 
Hoje, 15 de janeiro, se comemora nos Estados Unidos da América o dia de Martin Luther King Jr.
É oficialmente o aniversário de nascimento do Dr. Martin Luther King, Jr. Essa data no calendário é um feriado nacional norte-americano.
Martin Luther King Jr.,  nasceu em Atlanta em 15 de janeiro de 1929 e foi um pastor protestante e ativista político. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Como ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis já no início de sua carreira. Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus na cidade de Montgomery, no estado do Alabama (onde os negros não podiam sentar caso houvesse um branco de pé. Ele/Ela tinha que ceder o lugar para o branco) e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul ([Southern Christian leadership Conference], uma agencia sem fins lucrativos em defesa das pessoas de cor) em 1957, servindo como seu primeiro presidente.
Seus esforços o levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso memorável I Have a Dream [ Eu tenho um sonho] (veja a imagem acima).
Em 14 de outubro de 1964 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos seguintes (e que que antecederam a sua morte), ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, nas suas atividades sociais. Com um discurso de 1967 intitulado Beyond Vietnam – A time to berak the silence [Além do Vietnã: um tempo para quebrar o silêncio"], também referido como discurso da Igreja de Riverside, ele inaugura, sem medo uma luta de justiça pró-social, que o levou a figurar na lista de comunistas e inimigos do estado americano. Esse discurso foi proferido em 4 de abril de 1967, exatamente um ano antes de ser assassinado.
Martin Luther King Jr., foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha de Ouro do Congresso em 2004.
Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.
O Dr. King, como era sempre referido, foi o principal porta-voz do ativismo não-violento no Movimento de Direitos Civis, que protestou, com sucesso contra a discriminação racial na lei federal e nas leis estaduais.
A campanha para um feriado federal na honra do rei começou logo após seu assassinato em 1968. Coube ao presidente Ronald Reagan assinar o decreto que transformou em Lei o feriado em 1983, e foi observado pela primeira vez três anos depois. Nos primeiros tempos dessa celebração alguns estados resistiram a observar o feriado como tal, dando-lhe nomes alternativos ou combinando-o com outros feriados. Finalmente foi oficialmente observado em todos os 50 estados pela primeira vez em 2000.

Feliz dia de Martin Luther King Jr., para todos os afrodescendentes na diáspora.

 
Referencias:

1.      Martin Luther King Jr.


2.      Beyond Vietnam: A time to Break Silence

 

 

 

No comments:

Post a Comment